Bola e medalhas para a final da Copa Sul-Americana 2022, entre São Paulo e Independiente del Valle. São Paulo e Independiente del Valle duelam neste sábado (1°) pela grande final da Copa Sul-Americana. A partida será realizada no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, às 17h (horário de Brasília). O jogo colocará frente a frente dois campeões do segundo torneio mais importante da América do Sul, mas que nunca se enfrentaram.
O São Paulo levantou o troféu em 2012, ao superar o Tigre, da Argentina. Já o Independiente del Valle venceu o título em 2019, ganhando do também argentino Colón.
O Tricolor Paulista desembarcou na Argentina na quarta-feira (28) e fez o último treino nesta sexta-feira (30). O clube ganhou a última partida que disputou com relativa tranquilidade: 4 a 0 contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe de Rogério Ceni ocupa a 12° colocação na tabela do Brasileirão.
O time não perdeu para rivais estrangeiros nos últimos nove confrontos pela Sul-Americana, com oito vitórias e um empate, e teve a segunda melhor campanha da fase de grupos, atrás apenas do Ceará.
O São Paulo anotou 25 gols e sofreu 11 nesta edição do torneio, o que o coloca como o terceiro melhor ataque da história da competição. Apenas o Colo-Colo de 2006 e o Peñarol de 2021, com 28 gols cada, balançaram a rede mais vezes.
O artilheiro da equipe brasileira é Luciano, com 5 gols e 2 assistências em 5 jogos. Para chegar até a final, o Tricolor passou por Universidad Católica, Ceará e Atlético-GO nos mata-matas. Atual campeão equatoriano, o del Valle disputou a Copa Libertadores da América em 2022.
Jogando pelo Grupo D do torneio, terminou a primeira fase na terceira posição, com 8 pontos, atrás de Atlético Mineiro e Deportes Tolima, que conseguiram 11 pontos cada.
O resultado eliminou o clube da Libertadores, mas possibilitou disputar as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na sequência até a decisão, o time equatoriano eliminou Lanús, Deportivo Táchira e Melgar.
Na Sul-Americana, não perde há quatro jogos, tendo marcado 13 vezes e sofrido apenas 2 gols. Entre os destaques do técnico Martín Anselmi estão o lateral-esquerdo Jhoanner Chave e o atacante argentino Lautaro Díaz.
No cenário nacional, a equipe ocupa a vice-liderança do campeonato equatoriano, com 23 pontos em 12 rodadas. O Aucas é o líder, com 25 pontos.
Onde assistir à final e outros detalhes:
Dia: Sábado, 1° de outubro
Horário: 17h (de Brasília)
Transmissão: Conmebol TV
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascúñan (CHI)
Gabriel FernedaTiago Tortellada CNN
Deixe o Seu Comentário